segunda-feira, 23 de outubro de 2000

Obras em túnel estão adiantadas

Ministro Eliseu Padilha na Cerimônia de assinatura da ordem de serviço para 
obras de retificação e prolongamento do Molhe Sul da Barra do Porto de Laguna-SC
As obras do túnel do Morro do Boi (SC) estão adiantadas. A previsão extraoficial de técnicos que trabalham no local é que o túnel fique pronto antes do previsto pelo ministro dos Transportes, Eliseu Padilha

É bem possível que a obra esteja pronta já em meados de dezembro. Ontem, os operários da O.A.S., construtora responsável pelas obras, terminaram de colocar a última camada asfáltica. Com isso, todos os 1.008 metros do túnel entre Itapema e Balneário Camboriú já estão com a capa final de asfalto para rodagem de veículos. 

Hoje começam as instalações dos equipamentos contra-incêndio, as luminárias e os suportes dos ventiladores. Os operários também finalizam as obras nas entradas Sul e Norte e começam as injeções de contato. As injeções irão preencher os vazios entre rocha e placas de concreto. 

Além disso, falta terminar a subestação de controle e a drenagem superficial. Depois de pronto, o túnel deve passar por testes durante 10 dias. "Ainda é prematuro falar em conclusão da obra porque podemos gerar expectativas", afirma o engenheiro residente da Sotepa, empresa supervisora da obra, Wenceslau Diotallevy. 

Quando liberado, o túnel terá duas pistas de rodagem, acostamento e uma passarela para pedestres e ciclistas. Ao todo são 14,4 metros de largura e o sistema será monitorado por computador. A previsão de colocação da base granulada (pré-mistura a quente), por exemplo, deveria estar pronta em 15 de outubro. Ficou pronta dia 10. "Estamos conseguindo superar as metas", comenta Diotallevy. 

Os equipamentos do sistema de ventilação estão no porto de Itajaí esperando apenas o desembaraço alfandegário. O material foi importado da Espanha. Segundo o engenheiro Redaelli Macarini, projetista do túnel, esse sistema de ventilação é o mais moderno do mundo. "Esse modelo Espanhol é o melhor e está sendo usando atualmente nos túneis europeus", avisa.


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